logo

A LARTEX é feita por pessoas apaixonadas por design em tecidos jacquard. Há 65 anos tramamos criatividade, cores, desenhos e texturas e apresentamos coleções específicas para os setores de decoração, movelaria, acessórios para a casa, hotelaria, calçadista, vestuário, desenvolvendo ainda private label tanto em matéria-prima quanto em produto confeccionado.

Deseja encontrar nossas lojas, clique aqui e veja onde estamos!

Nosso Instagram

(21) 3680-1750
contatos@lartex.com.br

Nossa História

Nós somos movidos por uma paixão, porque não é só um negócio, é a nossa vida!

Há 65 anos atrás, uma pequena tecelagem jacquard produzia tecidos para decoração com seus teares de lançadeiras e cartões de desenhos perfurados em um bairro de Niterói – RJ. Lá, alguns poucos funcionários integravam o quadro comandado pela Sra. Maria de Lourdes. Já nesta época, com o nome de LARTEX, a empresa tinha uma ótima reputação no mercado, apesar de ter uma produção especializada e limitada. No início da década de 90 um pespicaz jovem engenheiro têxtil, chamado Rubens Tadeu, já com curso na Alemanha e experiência em uma indústria muiltinacional de malharia, encontrou na LARTEX uma oportunidade de fazer o seu próprio negócio, uma vez que a empresa não tinha sucessão e iria aos poucos encerrar as atividades. Tamanha foi a afinadade entre eles que havia pessoas que acreditavam que ele fazia parte da família. Foi alí que a LARTEX que vocês conhecem hoje, começou a se formar de fato.

Rubens Tadeu aos poucos começou a modernizar toda a empresa, trocando teares velhos por teares semi-novos, teares de lançadeiras por pinças e investindo posteriormente em CAD_CAM e em pessoas. Foram muitos anos de dedicação. Era tudo com ele. Comercial, Industrial, Financeiro, Produção, Desenvolvimento… Não foi fácil. Com capital curto para tantos sonhos, nunca desistiu e sempre correu riscos. O trunfo dele foi ter pessoas próximas que sonhavam e acreditavam num projeto maior, e que contribuíram de fato para o crescimento da empresa, como sua esposa Tania Quevedo, que hoje lidera o setor financeiro e seu grande parceiro Pedro Kreischer, técnico e hoje consultor.

Em 1995, a Lartex é transferida para o Distrito Industrial de Duque de Caxias, com terreno de 10.000m2 e com a real possibilidade de expansão, uma vez que em Niterói já não havia terrenos próximos capaz de suportar esse crescimento. Já no novo local, o primeiro tear alemão DORNIER foi adquirido. E a partir deste os outros vieram nos anos que se seguiram.

Com uma empresa moderna e enxuta, fizemos a nossa primeira feira de decoração em Gramado, RS em 1998 e foi um sucesso.

Na virada do milênio, nos anos 2000 implantamos a CUSTOMIZAÇÃO INTELIGENTE, programa inédito no ramo têxtil, onde a metragem era produzida sob demanda de venda e entrega just-in-time. Foi uma quebra de paradigma no mercado, e todos achavam que o Rubens Tadeu era “louco”. Foi assim que ele passou a ser visto pelos concorrentes amigos e por alguns logistas tradicionais que não entendiam que aquilo era uma questão de sobrevivencia para a LARTEX, uma vez que a produção continuava limitada mas a tecnologia era muito alta e podia assim ser flexível comercialmente. Conseguimos através deste programa alavancar as vendas e entregar num prazo bem menor pra os logistas e indústrias moveleiras que não precisavam de estoque nas lojas, já que produzíamos exatamente a metragem vendida. Neste mesmo período implantamos o Sistema de Gerenciamento Têxtil (SGT), principal software de gestão do setor. Foi um marco na história da empresa.

Em 2002, seu filho Rubens Jr, integra o setor comercial aliando o témino da faculdade de Administração na PUC às visitas em clientes pelo Brasil. Surgia aí um reforço de peso para a área Comercial da empresa. Em 2004 lidera o warehouse da Lartex em Miami e passa a morar na Flórida, neste período, implantando a exportação nos EUA.

Em 2005, sua filha Tatiana Quevedo, já formada em engenharia Têxtil no Senai Cetiqt e recém chegada da Pós na Itália em Tecidos jacquard e dos cursos técnicos em maquinário têxtil na europa, integra a gerência nos setores de desenvolvimento e industrial.

A primeira feira internacional acontence em 2008, na famosa e disputada DECOSIT Brussels, em Bruxélas – Bélgica. A LARTEX não só é aprovada com louvor, como apresenta coleções inéditas inspiradas na vida e na obra de Tom Jobim, levando o frescor brasileiro com classe e elegância. As feiras nacionais também passam a ter mais significância no mercado e a LARTEX comparece a todas anualmente.

Em 2010 a LARTEX dá um grande passo em direção a produtos acabados e monta no próprio parque industrial uma confecção, passando a produzir e confeccionar produtos para casa, como capas, almofadas, mantas, cortinas, colchas etc. Neste mesmo ano participa da feira Têxtil House Fair em SP e estabelece parcerias com as principais magazines do país.

Em 2012 estabelece parceria com a WARNER BROS. e lança coleção retrô, inédita no Brasil, de tecidos jacquard gobelin da liga da justiça, com Superman, Batman, Mulher Gato etc. Tudo muito divertido! Já presente nos setores de decoração, acessórios para casa, hotelaria e indústria moveleira, a LARTEX se lança para calçado e moda, produzindo tecidos específicos para estes setores. As feiras FIMEC e Inspira + passam a fazer parte do calendário de feiras da empresa.

Neste ano, muitas novidades! A sucessão da empresa está sendo conduzida profissionalmente, e ambos os filhos passam a sócio-diretor. Rubens Tadeu ocupa a presidência e conselho da LARTEX. Temos convicção e trabalhamos dia a dia com nossa equipe para que a história da LARTEX continue bonita e inspiradora. Esperamos que o seu tempo de leitura tenha valido a pena, pois como mencionamos sempre: “ Nós somos movidos por uma paixão, porque isso não é só um négócio, é a nossa vida! “

Família LARTEX

Específica

Específica

Confiável

Confiável

Criativa

Criativa

Flexível

Flexível

Gostou da nossa marca?

Idealize o seu sonho